Fundamentos

espacio big bang

O projeto @Red Científica Escolar visa estimular a aprendizagem das ciências naturais nos alunos das escolas, através de uma comunicação eficaz entre todos os atores da comunidade escolar, num ambiente socioconstrutivista de diálogo e acordos, focado no desenvolvimento de competências para a tomada de decisão. e participação cidadã na vida em sociedade.

A seguir, apresentamos nossos fundamentos teóricos, organizados em três seções:

O que ensinar em ciências?

Todos os membros da comunidade educativa devem ter, pelo menos, uma ideia do que as crianças e os jovens estão a aprender nas escolas e, no melhor dos casos, participar de acordos amplos que identifiquem explicitamente a aprendizagem que devem alcançar. ensino fundamental e médio.

Nesta seção revisaremos as propostas que surgiram da didática das ciências experimentais, começando com "As Grandes Ideias do Ensino de Ciências" (Harlen, 2010, 2015) e algumas medições internacionais como TERCE e outras.

Que aprendizagem devem as meninas, os meninos e os jovens alcançar durante a educação primária e secundária?

Como ensinar ciências?

Cada professor deve tomar muitas decisões pedagógicas ao longo do processo de ensino, e adota diferentes estratégias para atingir um nível adequado de realização em seus objetivos de aprendizagem . Revisar as próprias estratégias, atualizá-las e adaptá-las a diferentes contextos de ensino, considerando as propostas de outros professores e pesquisadores, pode melhorar a eficiência dessas decisões.

Nesta seção, revisaremos considerações importantes a serem levadas em consideração ao planejar e executar o ensino de ciências com nossos alunos.

O que devemos considerar ao ensinar ciências para crianças e jovens durante o ensino fundamental e médio?

Como contextualizar o ensino de Ciências?

Durante o ensino, através das diferentes atividades e avaliações, estamos sempre utilizando exemplos da vida cotidiana ou da vida pública em sociedade, em cujo contexto a aprendizagem esperada faz sentido e sobre os quais os alunos podem aprender, discutir, analisar, investigar e emitir percepções e opiniões . Como identificar bons exemplos de casos para incorporá-los em nossas atividades Qual é o potencial da contingência local, regional e global para falar e aprender sobre ciência?

Nesta seção analisaremos alguns dos temas com maior representatividade nas redes sociais, nos últimos anos, em nosso país, região e planeta.

Cada comunidade educativa deve realizar um processo de revisão destas três questões fundamentais de forma a articular um exercício de ensino eficiente, organizado e estável, mas também receptivo, agradável e centrado no bem-estar dos meninos, meninas, jovens, suas famílias, e a comunidade, a sociedade como um todo.

Que exemplos e casos de contextualização devemos usar para ensinar ciências a crianças e jovens durante o ensino fundamental e médio?

Para mais informacao

Ricardo Pizarro Perez